O que é Drop Shipping

O que é Drop Shipping 1Drop Shipping é uma tendência no comércio atual. Apesar de ser usado a muitos anos, com a crescente demanda e busca por investimentos, se tornou uma forma de negócio muito procurada pelos brasileiros.

Em meio à procura por uma renda extra sem grandes investimentos, muitos estão buscando abrir uma e-commerce e à partir daí começar a ganhar dinheiro sem a necessidade de gastos com estoque.

Mas o que realmente é Drop Shipping?

Drop shipping ou estoque na fonte é uma técnica de gestão da cadeia logística na qual o revendedor não mantém os produtos em estoque, ele oferta e comercializa produtos que estão no estoque do fornecedor. Assim que o cliente completa o pedido de compra, o revendedor solicita e paga ao fornecedor que fará todo o processo de embalagem e envio diretamente ao cliente. Dessa forma, o revendedor usa o estoque dos seus fornecedores como um Buffer Inventory (Pulmão de Estoque).

Como o Drop Shipping facilita a vida do empreendedor?

 
O que é Drop Shipping 2A principal vantagem dos varejistas que trabalham com esse método, além de se concentrarem no seu core business de comercialização, é o de não ter os custos relacionados ao estoque, dentre eles, capital de formação de estoques, capital de manutenção de estoque, custos com armazéns, pessoal e movimentação e embalagem de cargas.
 
O fluxo de caixa melhora, já que há uma diferença entre o revendedor receber do consumidor e pagar seu fornecedor, caso mantivesse os estoques esse ganho financeiro não seria dele. Também os esforços de compras e capital envolvido não estão no seu horizonte de preocupações, com isso os custos são muito baixos, com menor intensidade de capital, o início de um negócio é muito facilitado.
 
Outro ponto é que, como os estoques estão nos fornecedores, e estes podem ser num número sem limitações, o seu portfólio de produtos pode ser muito maior, abrangendo uma gama superior de consumidores. Além de poder estar localizado em qualquer site que permita menores custos, quando seu canal de vendas for eletrônico (e-commerce) ou com promotores e /ou catálogos.
 
O drop shipping também elimina a duplicação de esforços, pois somente um armazém vai manusear, embalar e enviar o produto. Este ato pode reduzir a administração de estoques e custos totais de logística. Estas reduções de custos podem, posteriormente, reduzir o preço ao consumidor ou aumentar as margens de lucro de toda cadeia.
 

O que é Drop Shipping 3Existem Riscos em trabalhar com Drop Shipping?

 
Um produto pode não estar no estoque do fornecedor no momento do pedido (stockout). O produto pode ter sido vendido a outros revendedores, pode não ter sido fabricado na quantidade correta e por isso, gerar um desconforto ao consumidor, que não receberá ou terá que aguardar mais pelo seu produto. Isso pode levá-lo ao cancelamento do pedido com perdas financeiras e prejuízos para marca do revendedor.
 
Outro ponto é que a concorrência é intensa em vários setores. O preço é um fator sensível ao consumidor, por isso, promoções e descontos são mais frequentes e a margem vem maior ou menor através do controle de custos.
 
Problemas de entrega, atrasos gerados por falta de capacidade do fornecedor ou do parceiro de entrega (transportador), avarias, extravios, neste ponto da cadeia podem ocorrer e o revendedor receberá a reclamação do consumidor, devendo trata-la de forma rápida, satisfazendo as necessidades do comprador atingido.
 
Riscos tributários e legais também devem ser geridos pelos envolvidos, diferenças de impostos estre os pontos de saídas dos produtos, legislações sobe importação de produto (caso o fornecedor seja de outro país). É de grande importância atender às expectativas dos consumidores afim de evitar-se problemas com processos e reclamações a órgãos de defesa do consumidor por questões que podem ser resolvidas de forma amigável e que até fidelize o cliente.
 

Que tipo de empresa pode usar o Drop Shipping

 
O que é Drop Shipping 4O Drop Shipping pode ser usado por negócios de grande porte e também por microempresas, aqui o mais importante será como as informações fluirão ao longo da cadeia e o quão grande é sua influência sobre os fornecedores.
 
O grande varejista tem muito mais capacidade de influenciar o fornecedor pela escala que ele pode apresentar. Vale ao menor o desenvolvimento de fornecedores que, por alguma questão, não estejam sob a mira dos grandes varejistas, além dos relacionamentos com fornecedores em comum que tenha com esses concorrentes maiores.
 
Por isso, escolher qual produto ou mercado quer atingir pode fazer toda a diferença, assim como seus canais de vendas e agilidade em atender seus clientes, que pode ser um ponto fraco dos grandes players, então se favorecer da condição de pequeno varejista, que apresenta maior flexibilidade.
 

O que é Drop Shipping 5Qual a forma mais fácil de vender usando o Drop Shipping?

 
Como se trata de um negócio de baixo custo, principalmente os pequenos empresários estão iniciando as suas vendas na internet usando plataformas digitais como as redes sociais entre outras. Porém, o mais procurado no momento é a loja virtual, mais conhecida como E-commerce ou traduzindo para o português, comércio eletrônico.
 
As e-commerces além de práticas e eficazes, trazem ao consumidor a certeza de que está comprando com uma empresa séria, com referencias virtuais. Diferente de comprar de uma “pseudo”  empresa que utiliza apenas as redes sociais e não dispõe de informações adicionais que geram maior confiança no consumidor.
 
Uma plataforma e-commerce é muito mais que uma vitrine virtual. Em uma e-commerce você encontra detalhes específicos sobre o produto bem como os benefícios que este trazem. Como se trata de um endereço próprio da empresa, em caso de dúvidas, o consumidor poderá buscar informações complementares sobre a sua loja e assim ter poder efetivar a compra.
 

ONDE ADIQUIRIR UMA PLATAFORMA E-COMMERCE?

 
A Comercial Sampa dispõe de diversos modelos de e-commerce, incluindo plataformas gerenciáveis e intuitivas. De acordo com o nicho que você atua, poderá encontrar uma plataforma na medida certa para o seu negócio. Aproveite para escolher a sua plataforma e-commerce e comece a ganhar dinheiro com a internet, o maior centro comercial do mundo. Entre em contato e solicite, adquira já a sua.
 
Fonte Wikipédia

Liga para nós!

A nossa central de atendimento é:
(11) 3136-0138
O atendimento é feito das 9:00 às 18:00. Após este horário, você poderá nos enviar um ticket via área do cliente ou um e-mail já cadastrado.

O que é Drop Shipping 6
error: O conteúdo está protegido!!