Coronavírus – Trabalho home office uma opção de segurança

Coronavírus –Trabalho home office, uma opção de segurança! 1O coronavírus foi reportado pela primeira vez em Wuhan, na China. Desde então, o vírus se espalhou para diversos países em todo o mundo. No dia 26 de fevereiro, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso positivo de coronavírus no Brasil. A partir daí começou a luta para evitar que esta pandemia se tornasse irreversível.

O que é o Coronavírus?

Os coronavírus são zoonóticos, o que significa que são transmitidos entre animais e pessoas. Investigações detalhadas descobriram que o SARS-CoV foi transmitido de gatos da cidade para humanos e o MERS-CoV de camelos dromedários para humanos. Vários coronavírus conhecidos estão circulando em animais que ainda não infectaram humanos.

Sinais comuns de infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte.

As recomendações padrão para impedir a propagação da infecção incluem lavagem regular das mãos, cobertura de boca e nariz ao tossir e espirrar, cozinhar bem a carne e os ovos. Evite contato próximo com qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias, como tosse e espirros.

Os governos estaduais passaram a incentivar o trabalho em home office como alternativa de prevenção. Uma vez que exercendo o trabalhando em home office evita-se aglomerações em ambientes fechados como estações de transporte público, ônibus, metrô e até mesmo nos escritórios. Esta atitude de trabalhar de casa, tem se mostrado eficiente, levando em consideração a real redução na disseminação do vírus por evitar contato com supostos infectados.

Nós da Comercial Sampa reservamos este espaço para te ajudar a realizar o seu trabalho em home office, para isso, vamos responder algumas dúvidas comuns sobre esta modalidade de trabalho que vem crescendo no Brasil desde a aprovação da nova lei trabalhista nº 13.13467, de 13 de julho de 2017 que regulamentou o trabalho em home office.

O que é Home Office?

https://blog.comercialsampa.com.br/wp-content/uploads/2020/03/home-office-05-scaled.jpgApesar da tradução literal indicar que o termo Home Office é o escritório em casa, na verdade, ele não se limita apenas a isso. Os profissionais que atuam por meio desse regime de trabalho podem optar por locais alternativos que não sejam um escritório. Nesse caso, um Home Officer pode muito bem levar o seu notebook e o smartphone para algum local que permita acesso à internet e assim executar as suas tarefas. Tais lugares podem ser de casa, um coffee shop, o saguão de um hotel, ou até mesmo um aeroporto.

Lembramos que em virtude dos cuidados quanto a disseminação do coronavírus, no momento, esta prática de trabalho em home office é orientado que seja feita diretamente da sua casa.

Por Que o Trabalho Home Office?

Mesmos antes do surto de coronavírus e os cuidados contra a disseminação, algumas empresas já incentivavam os seus funcionários a trabalharem no modo Home Office. As razões para isso envolvem não apenas evitar contágio quanto a possíveis vírus, esta atividade de trabalho em home office também trás benefícios para a empresa como: menos gastos com transporte, alimentação e infraestrutura, mas também o aumento na produtividade e qualidade de vida do colaborador.

A Owl Labs conduziu uma pesquisa entrevistando 3.028 empregados pelo mundo. Eles identificaram que o aumento da produtividade e foco é a principal razão pela qual os respondentes escolheram o trabalho remoto. A mesma informação é confirmada por outra pesquisa com 2.009 trabalhadores feita pelo State of Workplace Productivity.

Segundo pesquisa da SAP0, em 2018 o número de Home Officers em todo o mundo correspondia a 32,5% dos profissionais. Em 2019 esse número aumentou para 35%. Quando o assunto é Brasil, a cidade de São Paulo é uma das maiores concentrações de Home Officers.

Coronavírus –Trabalho home office, uma opção de segurança! 2Vantagens e Desvantagens de Home Office

Veja quais os prós e contras do trabalho home office.

VANTAGENS

Proteção contra o Covid-19 (Coronavírus): Está distante do risco de contágio.

Economia: você economiza com transporte e alimentação.

Autonomia: você gerencia os seus horários, caso não precise atender cliente.

Liberdade: você trabalha como quiser desde que entregue os resultados.

Proximidade: além de dinheiro, você economiza tempo que gastaria em trânsito até o escritório.

Coronavírus –Trabalho home office, uma opção de segurança! 3DESVANTAGENS

Relaxar demais: Esquecer do horário ou achar que pode dormir um pouco mais.

Distrações: Animais de estimação, visitas, telefonemas sem relação com o trabalho, Netflix podem atrapalhar o andamento das suas atividades, concentração e produtividade.

Interatividade: Tem pessoas que precisam estar em um ambiente que permita interação e integração com outros. Avalie se é o seu caso.

Carga de trabalho: É comum o funcionário home office acreditar que vai ter tempo de realizar todas as tarefas e por isso não estipula horários de descanso. Aqui vão algumas dicas:

3 Dicas para Trabalhar Home Office

Veja algumas dicas para você que quer trabalhar home office:

Coronavírus –Trabalho home office, uma opção de segurança! 4

  1. Invista em um Ambiente Adequado

Procure cômodos da sua casa que sejam aptos para você exercer a sua atividade. Pense na ergonomia e disposição dos móveis, invista também em uma cadeira confortável, evitando que você tenha problemas de saúde. Se não existir nenhuma possibilidade na sua própria casa, procure na sua cidade um espaço de coworking. Na maioria das vezes essa escolha vale muito a pena.

  1. Garanta uma Conexão Estável

A web é o motor que move várias profissões atualmente. Inclusive, ela é um dos fatores que permitiu a difusão do Home Office. Por isso, tenha um plano de internet capaz de suprir todas as suas necessidades. Invista em equipamentos de qualidade, um bom notebook ou desktop, boa impressora, se for preciso para o seu trabalho.

  1. Crie uma Rotina e Mantenha sua Organização

Estipule uma rotina e mantenha os papéis e documentos guardados e em ordem, isso vale também para Home Office. A organização evita problemas e melhora ainda mais o seu rendimento. Atualmente, algumas ferramentas online relacionadas a produtividade, como as ferramentas de gestão da Comercial Sampa, facilitam muito o gerenciamento do seu tempo e ajudam a organizar melhor o seu trabalho.

Home office e Coronavírus – O impulso para consolidar uma mudança

Com as mudanças de comportamento visando os cuidados com a saúde quanto ao coronavírus, muitas pessoas que ainda não conheciam ou não acreditavam nos benefícios do trabalho em home office agora também podem abraçar esta modalidade de trabalho e naturalmente compor o time dos que produzem resultados de trabalho no conforto do seu lar.

Se você tem alguma dúvida sobre o assunto e deseja receber mais detalhes entre em contato com a nossa equipe de atendimento.

Gostou do post? Então deixe o seu comentário abaixo e nos deixe saber o quanto este post foi útil.

Liga para nós!

A nossa central de atendimento é:
(11) 3136-0138
O atendimento é feito das 9:00 às 18:00. Após este horário, você poderá nos enviar um ticket via área do cliente ou um e-mail já cadastrado.

Coronavírus –Trabalho home office, uma opção de segurança! 5
error: O conteúdo está protegido!!